O que é Living Gaia?

Living Gaia é um biótopo para a cura holística. As terras já foram adquiridas e estamos dando início ao processo de construção.  Através deste site, apresentamos a todos os interessados no projeto informação abrangente e detalhada relativa à localização, histórico, planos e ideias e, acima de tudo, oportunidades para a participação.

Porque no Brasil ?

No Brasil, a natureza se mostra presente em qualquer lugar e com toda sua exuberância. O clima quente, por sua vez, diminui em muito a percepção de distanciamento entre ela e o ser humano. Não existe no Brasil a tradição européia de cultivar o sofrimento para a auto percepção do ser. Bem ao contrário, as pessoas celebram a vida com musicalidade e dança, sem qualquer inibição. O corpo assume uma vivacidade muito maior, sem ser, de um modo geral, desvalorizado em função de uma primazia intelectual, como ocorreu na Europa. O Brasil é a terra ideal para Living Gaia.

Porque Living Gaia

O planeta terra ainda continua a ser considerado como matéria sem vida, à livre disposição e passivo de ser explorado indefinidamente.

Há muitos anos estamos observando no mundo um aumento de interesse pela natureza. Todavia,  isso tem se dado mais sob um aspecto superficial de avaliação no sentido de custo e benefício.  Lamenta-se, por exemplo, o corte de matas nativas pelo fato de se reduzir a absorção de CO2 e não pela perda irreversível da preciosa biodiversidade natural.

Entendemos o planeta como um ser  vivo, do qual todas as formas de vida são partícipes. Estamos todos inter-relacionados. Podemos nos comunicar e nos entender mutuamente; podemos desenvolver novas formas de cooperação pacífica e prazerosa – o ingrediente secreto para a evolução. Queremos experimenta-las e desenvolve-las.

Para muitas pessoas tais pensamentos parecem estranhos.

Na Mesopotâmia e na Grécia se formaram religiões que consideravam a Terra um caos a ser conquistado e domesticado. Por esta razão o projeto foi denominado “Living Gaia”. Queremos desta forma personificar a terra da mesma forma que o céu assim o foi. A personificação, uma das formas mais antigas de adoração, possibilita aos humanos uma aproximação, um sentimento de intimidade e de relação pessoal com o personificado. Assim, a mesma nos ajuda a perceber a terra como um todo, atuando como um amplo feixe de luz sobre determinado objeto.   

O Regente Celestial da anciã cultura chinesa, o deus-herói Zeus dos antigos gregos, Jeová, Deus Pai, Allah, todos surgiram a partir da personificação do poder superior celestial.  Como a Terra não se encontra acima de nós, mas abaixo de nossos pés, sendo o solo sobre o qual pisamos, a mesma tem sido considerada de menor valia ou de posição inferior. Desde tempos antigos até os primórdios do período medieval, Gaia foi, através de vários outros nomes, reverenciada como um poder personificado.  

Queremos reviver tal respeito, admiração e reverência. Por isso lhe convidamos a Living Gaia. Gaia está em todos nós; podemos toca-la e senti-la. Queremos reaprender como entender suas mensagens através de uma percepção consciente, auscultando com atenção sua diversidade de manifestações, sentindo com envolvimento. Gaia, a terra viva, é um mistério. Felizmente nunca a entenderemos por completo, mas podemos nos aproximar dela numa vivência com reverência em nossos pensamentos e emoções. Dentro destes propósitos queremos convidar você também.

Fundação de Living Gaia e.V.

2013 nós fundamos uma organização sem fins lucrativos, o Living Gaia e.V. No início de 2014 foi reconhecida como uma organização de caridade e registrado como tal. Isso nos permite coletar doações para Living Gaia, bem como para o nosso projeto de cooperação com os Huni Kuin - Lago Lindo -. Estamos com o objetivo de tornar o processo de doação e ao desenvolvimento de projectos tão transparente quanto possível, tantoBem-vindo em vista do que as doações serão usadas para além de como os recursos de projetos. Portanto, nós descrevemos os projetos e informar sobre o andamento de cada projeto em detalhes. Estamos muito felizes com cada Euro.

Por favor, dê uma olhada em nossos projetos.