O nosso trabalho

Living Gaia e.V. trabalha desde 2014 com os indígenas Huni Kuin na região do Jordão, no estado do Acre. 

O nosso objetivo é combinar o conhecimento e a sabedoria das culturas indígenas da Amazônia com o conhecimento e a sabedoria das “culturas ocidentais”. Ambas as partes podem aprender com este diálogo e apoiar-se mutuamente na construção do seu futuro. Por isso, estamos agradecidos pela relação próxima que estabelecemos com os Huni Kuin. 

Os Huni Kuin, como a maioria dos povos indígenas no Brasil, estão enfrentando cada vez mais mudanças, ameaças e desafios. Nos últimos anos, em particular, houve um aumento da violência, das expulsões do território, e do desmatamento. Apoiar as comunidades indígenas locais e proteger a floresta amazônica é uma tarefa complexa. Estamos trabalhando para aumentar a área de terra preservada na região e reforçar a cultura e modos de vida ancestrais.

Há milhares de anos que os habitantes indígenas da Amazônia são os principais intervenientes na proteção deste habitat especial. Ao longo de centenas de gerações, não só protegeram a floresta da exploração e da destruição, como também ajudaram a moldar este ecossistema e a contribuir para a sua diversidade. 

A tarefa da Living Gaia e.V. é apoiar os Huni Kuin a fazer este trabalho.

Os Huni Kuin

 

Os Huni Kuin são um povo indígena do Acre, perto da divisa com o Peru. Eles foram contactados pelos brancos no início do século XX, passaram por várias fases de sofrimento e escaparam por pouco ao genocídio. Até hoje, lutam para proteger a sua cultura, que está entrelaçada com a floresta amazônica.


Os Huni Kuin esforçam-se para passar os seus diversos conhecimentos sobre a floresta às gerações futuras para que estes não se percam. A floresta significa proteção, abrigo, alimento e medicina - e é a escola da vida. 

Hoje em día, os Huni Kuin se recuperaram da dizimação do seu povo. Para além dos problemas quotidianos, como a insegurança alimentar, a poluição da água potável e a falta de cuidados médicos, é sobretudo a perda contínua da floresta que ameaça o futuro das próximas gerações.

A maioria dos Huni Kuin vive atualmente de forma sedentária em aldeias. Alguns grupos não contactados ainda levam uma vida nômada. Estes isolados são particularmente vulneráveis à destruição da floresta.

Recomendamos um filme informativo de 30 minutos sobre os Huni Kuin e a sua história (em hatxã kuin, com legendas em inglês).

 

Os nossos projetos

Projeto de perservação Tarayá

O trabalho com as mulheres

Intercâmbio cultural

Água potável

Download da apresentação de projetos

2024 aqui!

Apoiar a Living Gaia

Como uma organização sem fins lucrativos, dependemos de doações. 
Com a sua doação, você apoia diretamente os projetos na Amazônia brasileira. 

Todas doações são dedutíveis nos impostos. 

Para obter um recibo de doação (a partir de € 300), envie-nos um e-mail com o valor doado e seu endereço para [email protected]

 
Doações podem ser efetuados por transferência bancária para a conta da nossa associação

Living Gaia e.V.
 IBAN: DE48 4306 0967 1150 1986 00
BIC: GENODEM1GLS


ou através da nossa página de doações 

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas notícias sobre o nosso trabalho