Os Huni Kuin

 

Os Huni Kuin são um povo indígena do Acre, perto da divisa com o Peru. Eles foram contactados pelos brancos no início do século XX, e suportaram décadas de violência, deslocamento e supressão cultural, escapando por pouco do genocídio. Hoje, eles continuam a resistir ao apagamento, protegendo sua cultura e seu modo de vida profundamente entrelaçados com a floresta amazônica.


Os Huni Kuin esforçam-se para passar os seus diversos conhecimentos sobre a floresta às gerações futuras para que estes não se percam. A floresta significa proteção, abrigo, alimento e medicina - e é a escola da vida. 

Hoje em dia, os Huni Kuin se recuperaram da dizimação do seu povo. Para além dos problemas quotidianos, como a insegurança alimentar, a poluição da água potável e a falta de cuidados médicos, é sobretudo a perda contínua da floresta que ameaça o futuro das próximas gerações.

A maioria dos Huni Kuin vive atualmente de forma sedentária em aldeias. Alguns grupos não contactados ainda levam uma vida nômada. Estes isolados são particularmente vulneráveis à destruição da floresta.

Recomendamos um filme informativo de 30 minutos sobre os Huni Kuin e a sua história (em hatxã kuin, com legendas em inglês).